Movendo arquivos no iTunes

Tirando a biblioteca central de músicas lá de casa, nunca me preocupei muito em organizar as músicas que extraio dos CDs que tenho (wink, wink). Os arquivos ficam em um HD, depois do backup eventualmente passam para outra pasta, são adicionados à biblioteca e removidos da origem, etc.

Ultimamente, comecei a usar mais o iTunes do que o Media Player para consolidar as playlists – muito por conta dos podcasts (como esse esse outro ou ainda esse daqui). Na verdade, nem sei se o MP11 tem alguma opção de download automáticos dos feeds, mas não é esse o ponto…

Bom, com isso, passei a querer organizar os arquivos no iTunes decentemente, tipo incluindo as cover arts, acertando quem faz parte de uma compilação, número da faixa e tudo mais que eu pudesse encontrar. O problema maior veio na organização dos arquivos nas pastas do Windows. Ao contrário dos Macs, se você mover a pasta aonde estão os arquivos, o iTunes perde todas as referências e você fica todo “exclamado”:

Cannot locate files!

Sendo a rainha da usabilidade, gastei muito mais tempo do que imaginava para localizar o link que a Apple certamente colocou de “Rescan library”, “Reconnect missing files”, “Locate folder”, ou algo do gênero. Na verdade, ia ficar procurando, procurando e nada. Sim, nada, pois ele não existe! Tsc, tsc, tsc… Resultado? O indivíduo tem que localizar MANUALMENTE, TODOS OS ARQUIVOS, UM POR UM. Excelente, não? É só passar na Apple Store e pegar o seu iEstagiário para que ele faça o trabalho sujo por você.

O mais legal é que não é exatamente fácil localizar informações sobre isso na Internet – pelo visto, as pessoas são mais organizadas do que eu…. Por isso, achei ótimo quando encontrei esse post, que fala sobre as várias maneiras de organizar, mover e consolidar a sua iTunes Library.

Não resolveu o meu problema – acabei utilizando a opção “Organize Library” do programa mesmo, que renomeou os arquivos e duplicou as informações (depois tive que ir de pasta em pasta apagando as fontes)  – mas pelo menos mantive os ratings, play counts, etc. De tabela, entendi que: 1) não tem jeito mesmo; 2) usabilidade da Apple só é boa mesmo se todo mundo pensar (e organizar) igual a ela.

Anúncios
Publicado em Música. 1 Comment »

Uma resposta to “Movendo arquivos no iTunes”

  1. Marcos Says:

    Deixa de ser chorão e faça como eu. Compre um Mac… rs rs rs


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: